segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Gastronomia do Mundo - Génova

Gastronomia do Mundo - Génova

Hoje o artigo é dedicado à série "Gastronomia do Mundo", onde falo dos pratos típicos dos locais que vou visitando. 

Quando se pensa na gastronomia de Itália o prato que no vem lago à cabeça é a pizza, contudo existem inúmeros pratos que fazem da culinária italiana, uma das mais deliciosas do mundo. Sendo também muito conhecida pelos seus molhos e massas frescas. Como tal, hoje dedicarei este artigo a um famoso molho italiano.

A cozinha genovesa é bem simples e rica em vegetais e ervas, utiliza muito o azeite e é conhecida por ser uma gastronomia genuína, saborosa e com pratos extremamente atraentes. Uma das suas especialidades mais famosas é  Il pesto alla genovese, um fantástico molho pesto, que tem na sua constituição manjericão, alho, queijo pecorino e azeite, onde o seu segredo não está propriamente nos ingredientes mas sim nas quantidades usadas.
De notar, que pesto surge de uma alteração feita a um molho utilizado pelos antigos romanos em que utilizavam alho, queijo e ervas. 

Foto - Giallozafferano
Para começar limpe as folhas de manjericão e retire os talos. De seguida coloque num pilão o majericão, os alhos, o azeite, os pinoli e as nozes, o queijo parmesão e o pecorino, sal e pimenta e esmague tudo ( se não tiver um pilão coloque num processador). Quando obtiver uma mistura homogénea, o seu molho está feito. 
Não há nada mais fácil.
Depois basta utilizar este belo molho na sua refeição. 
Para ver a receita completa visite 2 Nuts 4 Spices.

Uma curiosidade é que a gastronomia genovesa é conhecida como "cozinha do retorno", porque muitas das receitas típicas de Génova foram criadas pelas mulheres que esperavam que os seus maridos regressassem do mar.

Este blog tem parceria com o Booking. Se pretende fazer a sua reserva para ficar alojado em Génova, contrate o serviço aqui e estará a ajudar o nosso blog, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não deixe de ler o nosso outro artigo sobre Génova.






Sem comentários:

Enviar um comentário