domingo, 16 de julho de 2017

Gastronomia do Mundo - Corfú

Gastronomia do Mundo - Corfú

Hoje o artigo é dedicado à série "Gastronomia do Mundo", onde falo dos pratos típicos dos locais que vou visitando. Desta vez o artigo é sobre uma cozinha que adoro, a grega e mais especificamente sobre um prato chamado Pastitsada.

A gastronomia grega possui características mediterrânicas, mas sofreu inúmeras influências da culinária de Itália, Balcãs, Turquia e Médio Oriente. Sendo o prato de que hoje falo um desses casos, em que se nota uma grande influência de outro tipo de cozinha.

Corfú foi, na época do Renascimento, um ponto de extrema importância nas transacções comerciais da Europa, estando durante muito tempo sob domínio veneziano, o que influenciou a vida da população da ilha. Influência essa que também se observa na gastronomia local, que mantém fortes ligações à cozinha veneziana em combinação com o sabor mediterrânico.

O prato mais popular da ilha é a Pastitsada, um guisado de carne, altamente aromático, com um molho de tomate espesso. É um prato despretensioso e que conforta os sentidos. Geralmente, é servido com massa grossa e uma generosa dose de queijo.

Foto - My Little Expat Kitchen

Tempere os pedaços de galo com sal e pimenta, aqueça o azeite e a manteiga em lume médio e coloque o galo até ficar cozinhado. Retire o galo e reserve.
No mesmo recipiente adicione as cebolas, cenouras, alho, louro e as especiarias e deixe cozinhar. Adicione a pasta de tomate e mexa. 
Adicione o vinho e deixe evaporar um pouco. Junte os pedaços do galo. Ajuste os temperos, tape e deixe cozinhar mais um pouco.
Destape e deixe reduzir mais um pouco, até engrossar o molho. Retire o louro e deixe repousar já fora do lume, enquanto coze a massa.
Retire a carne e misture o molho na massa. Coloque a carne por cima, rale um pouco de queijo Kefalotyri e coloque no topo.
E voilá está pronto a ser degustado.
Para ver as quantidades correctas aceda ao blog Kalofagas.

Tenho a certeza que ficará rendido a este prato tão simples de fazer mas tão gostoso de se comer.

Este blog tem parceria com o Booking. Se pretende fazer a sua reserva para ficar alojado em Corfú, contrate o serviço aqui e estará a ajudar o nosso blog, já que o nosso trabalho é voluntário.

Leia o nosso artigo sobre Uma manhã em Corfú.