segunda-feira, 24 de abril de 2017

Gastronomia do Mundo - Santorini

Gastronomia do Mundo - Santorini

Hoje inicia uma nova série de artigos no blog, desta vez dedicados aos pratos típicos dos locais que vou visitando. Para primeiro artigo decidi falar de um local que amo e de uma cozinha pela qual me apaixonei, a cozinha grega.

A culinária grega é uma cozinha tipicamente mediterrânica, conhecida por utilizar ingredientes naturais, e frescos, sendo uma das cozinhas mais saudáveis do mundo. E a culinária de Santorini não foge a estes pressupostos.
A gastronomia de Santorini é caracterizada por uma grande variedade de sabores e de cores e o azeite é uma das presenças essenciais dos principais pratos da região, nomeadamente da Moussaka, o prato de que hoje falarei.


Foto - Jono and Jules do Food and Wine

Este magnífico prato é muito semelhante a uma lasanha, mas com algumas alterações nos ingredientes. Ou seja, este é um prato composto essencialmente por carne de cordeiro moída, beringela e tomate.

Para confeccionar este magnifico prato tem que cortar a beringela às fatias, pincelar com azeite e colocar no forno e deixar assar. Enquanto isso aqueça azeite numa frigideira e refogue as cebolas até ficarem douradas. Adicione o alho e deixe saltear, logo a seguir junte a carne picada e frite por cerca de 5-10 minutos. Tempere com canela e adicione o puré de tomate e salsa. Mexa bem e adicione o vinho e deixe cozinhar.

Enquanto a carne cozinha vá preparando o bechamel, coloque a cebola, louro e leite numa panela pequena e deixe entrar em ebulição. Reserve. Numa outra panela junte farinha a manteiga já derretida e mexa suavemente e deixe ferver. Adicione meia chávena do preparado anterior e bata até obter uma mistura espessa, adicione mais leite e repita. Deixe cozinhar lentamente e vá mexendo adicionando também um pouco de noz moscada.

Quando o molho estiver pronto vá colocando camadas alternadas de beringela e carne numa travessa, terminando com uma camada de beringela. Coloque uma camada grossa do molho bechamel sobre o topo. Se gostar polvilhe um pouco de parmesão ralado e coloque no forno por cerca de 45 minutos.
Para ver a receita completa aceda aqui.

Mas Santorini não é só conhecido pela sua magnifica gastronomia, mas também pelos seus vinhos, mundialmente famosos e que acompanham qualquer refeição de forma magnífica. Logo se estiver em Santorini não deixe de acompanhar a sua refeição com um Santorini Assyrtiko ou Santorini Nykteri.

Este blog tem parceria com o Booking. Se pretende fazer a sua reserva para ficar alojado em Santorini, contrate o serviço aqui e estará a ajudar o nosso blog, já que o nosso trabalho é voluntário.

Não perca os nossos artigos sobre Santorini:
Um dia em...Santorini
Select Lounge Cafe