terça-feira, 20 de maio de 2014

Olímpia

Olímpia

Hoje decidi falar-vos de um local cheio de história na Grécia, o Sítio Arqueológico de Olímpia, localizado na cidade de Olímpia. Tive a oportunidade de conhecer esta bonita cidade em Junho de 2012 e em particular este local tão cheio de história.

Olímpia encontra-se num lugar idílico de Peloponeso ocidental, situado num vale cheio de pinheiros. Esta cidade é famosa pois foi palco dos Jogos Olímpicos da Antiguidade. A noroeste do Peloponeso, localiza-se o Sítio Arqueológico de Olímpia, no sopé da Colina Kronion.

O nome de Olímpia, referia-se à montanha sagrada do Olimpo, a residência habitual de Zeus. Colocado sob a protecção das cidades de Pisa e mais tarde Elis, o santuário olímpico experimentou um enorme renome no século VIII a.C., com os jogos Pan-helênicos que eram realizadas a cada cinco anos. Os Jogos Olímpicos começaram depois a ser celebrados regularmente em 776 a.C.. A importância dos Jogos Olímpicos demonstra os elevados ideais de humanismo Helénico: competição pacífica e leal entre homens livres e iguais, que estão preparados para superar a sua força física num esforço supremo, com a única ambição de serem recompensados simbolicamente com uma coroa de oliveira.

Sítio Arqueológico de Olímpia
O Sítio Arqueológico de Olímpia, situa-se num vale no Peloponeso, foi habitada desde tempos pré-históricos. No século X a.C., Olímpia tornou-se um centro para a adoração de Zeus. O Altis - o santuário dos deuses - tem uma das maiores concentrações de obras-primas do antigo mundo grego. Além de templos, existem os restos de todas as estruturas desportivas erguidas para os Jogos Olímpicos.
 
Planta da área
O Altis ( o santuário para os deuses ) inclui as ruínas de dois templos principais: o Templo de Hera (Heraion), construído no fim do séc.VII a.C, em homenagem à deusa da família e do ciúme e o Templo de Zeus, peça mais importante do espólio. Este templo foi construído entre 470 e 456 a.C., onde entre outras coisas podíamos ver decorações com cenas dos "doze trabalhos de Hércules" .

Templo de Hera
Colunas do Templo de Zeus
A leste do Templo de Zeus, localiza-se o Stadium, local onde se desenrolavam a maior parte dos eventos desportivos dos Jogos Olímpicos, sendo um local sagrado para os antigos Gregos. A sua localização foi sendo alterada gradualmente, ficando posteriormente situado mais a leste onde ainda se situa actualmente. O Stadium comunica com o santuário através do Pórtico da Kriptí que funciona como porta de entrada para o Estádio Olímpico. Este estádio possui a capacidade para 45000 espectadores, que podiam assistir aos jogos sentados nos degraus da terra.

Pórtico da Kripti
Stadium

A iniciar a corrida no Stadium

Outra das ruínas que poderemos encontrar é Kronion Thermae, um grande complexo de edifícios com muitas fases de arquitectura e funções, que foi sendo construído desde o século 2 a.C. até ao século 5 a.C.. Podemos ainda encontrar a Palaestra, edifício que funcionava como parte do ginásio do santuário, estando dedicado à formação de lutadores e outros atletas. Temos também o Nymphaion que é uma monumental fonte de água, que se localiza junto ao Templo de Hera.

Kronion Thermae
Palaestra de Olímpia

Nymphaion
Para mim uma das ruínas mais bonitas é o Philippeion, que é um memorial circular em calcário e mármore. Foi feita pelo escultor ateniense Leocarés como comemoração à vitória de Filipe na batalha de Queronéia. É a única estrutura no Sítio Arqueológico dedicada a um ser humano.

Philippeion

Visitar o Sítio Arqueológico de Olímpia foi uma experiência única e especial, pois representa dois mundos que adoro, a história da mitologia grega e o desporto. A quem puder visitar, aconselho que o faça pois vale mesmo a pena. Muito pertinho existe um pequeno café e loja de souveniers que nos permite encontrar coisas fantásticas. Consegui encontrar um livro em português com a história da Grécia, bem barato.

Espero que tenham gostado.

:)

E vocês já visitaram Olímpia? O que acharam? Ou ainda querem visitar?

Este blog tem parceria com o Booking. Se pretender fazer a sua reserva para ficar alojado em Barcelona, contrate o serviço por aqui e estará ajudando o nosso blog, já que o nosso trabalho é voluntário.

Veja os nossos artigos dedicados à Grécia